Questoes Economia
Administração
Trabalho de Economia Brasileira I
Aula 3
1. No que consistiu a chamada “ilusão monetária”?
A Ilusão monetária/ de divisas foi o momento no qual as autoridades monetárias brasileiras acreditavam que o país estava em situação bastante confortável com relação às suas reservas internacionais, que os EUA ofereceriam uma compensação econômica e política pelo apoio oferecido durante a II Guerra Mundial e que a adoção de uma política cambial liberal atrairia um fluxo significativo de investimento externo. Porém as expectativas foram frustradas pois grande parte das reservas acumuladas era constituída de moedas não conversíveis.
2. Quais as diretrizes da política econômica adotada por Dutra no início do seu governo e quais os objetivos que o governo tinha em mente?
No início do seu governo, Dutra baseou suas políticas cambial e de comercio exterior na premissa da ilusão de divisas, suas prioridades era o combate a inflação, que foi herdada do governo Vargas..
Por meio destas políticas o governo pretendia atender à demanda de matérias primas e bens de capital para o reequipamento da indústria, que se desgastara durante a guerra e o outro objetivo era de permitir importação de bens de consumo tendo como objetivo a baixa de preços devido à oferta de produtos importados com câmbio sobrevalorizado.
3. No que consistiu a chamada reforma cambial de 1947 e quais os pontos que essa reforma reforçou?
Como as reservas em moedas conversíveis esgotaram-se rapidamente, em 1947 declarou-se uma crise cambial e o governo manteve a taxa de câmbio fixa em US$ 1,00 = Cr$ 18,50. Com o câmbio congelado surgiu a necessidade de impor controles seletivos para as importações. Foi dada prioridade aos produtos essenciais: combustíveis, produtos alimentícios básicos, cimento, remédios, utensílios agrícolas e outros itens de interesse social, estes estavam livres para importação já os bens de menor interesse e supérfluos