Novas técnicas de merchandising
Com a globalização do mercado, as organizações têm que ter atenção redobrada com os clientes que estão cada vez mais exigentes, pois, a cada dia aparecem novas tecnologias e novos tipos de produtos e serviços. Além da expansão do uso dos meios de comunicação e a intensificação da competição cada vez maior por fatias do mercado (seguimento de nichos) principalmente no varejo através da venda fracionada, a exigência por uma criatividade maior por parte das empresas tem sido cada vez mais latente. Os consumidores hoje não buscam apenas produtos ou serviços funcionais, mas que sejam bonitos, convenientes e que despertem emoções especiais. O momento vivido é de excesso de informação e tecnologia, seja através da internet, rádio, televisão etc, estas informações já não estão sendo suficientes para convencer os consumidores a adquirir produtos e serviços. Se faz necessário transformar as capacidades de comunicação em histórias que possam seduzir os clientes e principalmente, convencê-los no momento da compra, de forma imediata e leal. Neste sentido a pesquisa sobre as novas técnicas de merchandising como fator preponderante ao diferencial competitivo das empresas, buscará responder. De que forma a utilização das novas técnicas de merchandising podem impactar no ponto de venda do pequeno varejo, tornando-se um diferencial competitivo na concretização da venda e na conquista do consumidor?
A metodologia usada para a realização do presente estudo consiste na análise qualitativa, coletando dados através da observação feita em lócus; do diagnóstico documental; entrevista feita com funcionários, os quais auxiliaram no entendimento a respeito do varejo e aplicação de questionário aos gerentes ou proprietários varejistas.
Para melhor compreender o relato de caso, estruturou-se este nos seguintes tópicos: começou falando do marketing, seu composto, o aspecto promocional, merchandising, metodologia, identificação dos aspectos; o referencial de análise