Cenario empresarial
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12 INTRODUÇÃO
Em conseqüência de um cenário empresarial dinâmico e competitivo, as empresas não podem mais se dar ao luxo de sustentar suas vantagens através de uma visão estática e de longo prazo, torna-se cada vez mais importante adotar técnicas de gestão especializadas. Elas precisam formular estratégias para a criação, destruição e a recriação de suas próprias vantagens a todo o momento. Diante do exposto, a Contabilidade vem preenchendo lacunas produzindo informações úteis e de grande relevância a todos os colaboradores que de uma forma e outra trabalham no meio organizacional das entidades empresariais.
Toda ação administrativa deve ser conduzida de forma profissional e eficaz e o profissional contábil detém o domínio de informações e o conhecimento técnico sobre as ações que se pretende estabelecer em qualquer atividade.
Para D’Auria (apud PADOVEZE, 2000, p.49) a “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle, registro relativos aos atos e fatos da administração econômica” Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p.49) “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”. Sabendo que a contabilidade no Brasil foi influenciada respectivamente por ambas as escolas: patrimonialista e a norte-americana, pode-se dizer que “a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial” A contabilidade tem por finalidade o controle patrimonial e deve a qualquer momento revelar de forma clara e precisa o rumo de um determinado negócio.