Admistração
Conforme estudo de caso, á Coca-Cola Company, tem por sua abordagem á partir dos anos 90 com o início da administração de Douglas N. Daft, australiano que já estava na coca há 3 décadas. Como havia subido gradualmente, Daft sabia o que fazer:; dentro de meses ele descentralizou as funções operacionais e de marketing em todo mundo para dar mais autoridade aos administradores locais, cortou custos, eliminando 6 mil empregos, dispensou a agencia de propaganda interna que administrou a conta durante décadas, implantando assim á teoria neoclássica.
O termo Teoria Neoclassica, pode ser considerado impróprio para alguns. Os principais autores são: Peter F. Drucker, Ernest Dale, Harold Koontz, Cyril O’Donnell, Michael Jucius, William Newman, Ralph Davis, George Terry, Morris Hurley, Louis Allen —há também os autores da escola da Administração por Objetivos — não se preocupavam em se alinhar dentro de uma visão comum. Na verdade, alguns autores neoclássicos não formam uma escola bem definida, mas um movimento relativamente heterogêneo que recebe denominações como Escola Operacional ou Escola do Processo Administrativo. Adequamos pensamentos mais bem elaborados de alguns desses autores como base. A denominação de teoria se justifica pela retomada de algumas características da administração clássica, porém mais desenvolvida, devido a alguns testes, experimentos, antes realizados, o que não foi o caso no Clássico.
Características: As principais características da Teoria Neoclássica são as seguintes: • Ênfase na prática da administração. • Reafirmação dos postulados clássicos. • Ênfase nos princípios gerais de administração. • Ênfase nos objetivos e nos resultados. • Ecletismo nos conceitos. • Ênfase na departamentalização.
2) Com base no estudo de caso, qual a abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada?
A reengenharia, que foi o que fez Daft, que tomou