A Influência do Visual Merchandising no Momonto da Cpmpra
Fernando Pires
Carlos Leonardo
RESUMO
Este trabalho trata da importância, do conceito e das estratégias do Visual Merchandising para o ponto de venda e suas possíveis influencias/resultados que essas técnica explora. Essa estratégia do Visual Merchandising é feita para criar um ambiente de acordo com o perfil do publico, sendo atraente para esse publico de alguma forma. O ambiente que usa a técnica do Visual Merchandising deixa o cenário mais favorável para vendas, que podem ser de algum produto ou serviço especifico, comercializado assim no ponto de venda. Para conseguir ter base sobre este trabalho o autor expõe suas informações através do estudo do comportamento do comprador e consumidor, para entender seus desejos e necessidades, analisando pesquisas apresentadas que são baseadas através de estudos de casos específico, utilizando algumas lojas de varejos que fizeram uso dessa estratégia.
Palavra chave: Visual Merchandising. Ponto de venda. Varejo. Comportamento do Consumidor.
1 INTRODUÇÃO
O mercado atual estuda o individuo cada vez mais individualmente, mas se torna quase impossível realizar esse estudo, então esse estudo foca nas semelhanças que há nesses indivíduos. É um público que apesar das suas diferenças, tem muitos comportamentos semelhantes. Muitas decisões desses indivíduos são tomadas no local de compra, onde se o ambiente for bem explorado traz sensações que influenciem o comprador a realizar uma determinada compra. Visual Merchandising é uma estratégia que visa organizar de forma decorativa um ambiente, valorizando o produto, trabalhando com sentidos e influenciando o comprador a fazer uma aquisição.
Vivemos em uma sociedade que consome cada vez mais, concorrências em vários segmentos, também com a preferencia do consumidor em relação a marcas e produtos. Com um público cada vez mais experiente e exigente, que sabe filtrar e ignorar muitas técnicas de marketing