novas tecnologias de informaçao
A evolução das tecnologias de informação e da comunicação impõe uma redefinição do espaço de trabalho. Hoje é mais rápido enviar um e-mail do que uma carta por correio. Cada vez menos será o trabalhador a deslocar-se ao trabalho, e cada vez mais será o trabalho que virá até ao trabalhador. Trabalhar a partir de casa parece ser cada vez mais a hipótese acertada numa altura em que a flexibilidade se tornou num dos assuntos na ordem do dia. O mundo assiste hoje à integração e à implementação de novos meios que permitem uma maior rapidez e eficácia na troca de informação.
O acesso a redes dentro e fora das empresas, a videoconferência em rede local, a utilização partilhada de documentos em tempo real e a redistribuição de chamadas telefónicas são alguns exemplos destas novas tecnologias. O objectivo desta apresentação é relatar as nossas experiências e considerações sobre essa nova modalidade de publicação.
Neste trabalho, elaborado por um grupo de cinco elementos, num período de duas semanas, no âmbito da disciplina de Técnicas de Informação e Comunicação Educativa, iremos especificar o conceito de Tecnologias de Informação e Comunicação, bem como apresentar respectivos prós e contras de cada TIC para a sociedade e para o nosso quotidiano. Vamos também indicar quais as áreas das TICs (computação, comunicação e controlo e automação), fazendo uma breve explicação de cada uma delas.
Tecnologias de Informação e Comunicação
Há 50 anos atrás foi inventado o primeiro “chip”, o qual evoluiu, contribuindo para o aparecimento das novas tecnologias.
As TICs servem para trocar, comunicar e recolher informações a partir de certas fontes de pesquisas. Usamos, também as TICs para processar dados e economizar tempo e esforço. Chamam-se de Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) as tecnologias e métodos para comunicar surgidas no contexto da Revolução Informacional, "Revolução Telemática" ou Terceira Revolução Industrial, desenvolvidas