Introdução as novas tecnologias de informação
Difusão – É o processo pelo qual uma inovação é comunicação, através de certos canais, ao longo do tempo, entre os membros de um sistema social. É um tipo especial de comunicação preocupado com a propagação de mensagens que são percebidas como novo ideal.
Comunicação – É um processo no qual os participantes criam e partilham informação uns com os outros de modo a atingir um entendimento mútuo. (Convergência [divergência] no sentido de que trocam informação de modo a aproximarem-se ou a afastarem-se do significado que dão a determinados acontecimentos).
Os 4 elementos fundamentais da Teoria da Difusão das Inovações
Inovação – A inovação pode ser uma ideia, um produto, uma prática, que seja percepcionada como novo por um indivíduo ou outra unidade adoptante (uma empresa, região, país, família).
Comunicação – É um processo no qual os participantes criam a partilham informação uns com os outros de modo a atingir um entendimento mútuo. (Convergência [divergência] no sentido de que trocam informação de modo a aproximarem-se ou a afastarem-se do significado que dão a determinados acontecimentos).
Canais de Comunicação – Meio através do qual um indivíduo comunica uma mensagem a outro indivíduo.
Um aspecto característico de difusão é que pelo menos algum grau de “heterophily”, geralmente, está presente na comunicação sobre as inovações. Heterophily é o grau em que dois ou mais indivíduos que interagem são semelhantes em determinados atributos. Comunicação mais humana ocorre entre indivíduos que são “homophilous”, uma situação que leva a uma comunicação mais eficaz. Portanto, o “heterophily” que geralmente está presente na difusão de inovações, leva a problemas especialmente em conseguir uma comunicação eficaz.
Tempo – O tempo está envolvido na difusão em: 1. Processo de inovação – difusão; 2. Capacidade de inovação; 3. Taxa de inovação de adopção.
O processo da inovação é o processo pelo qual um