Novas tecnologias aplicadas à logistica
Até á pouco tempo a logística era compreendida apenas como o transporte, e a armazenagem, atualmente a logística é muito além disso, consiste na organização, planeamento, controlo e execução dos fluxos de produtos, desde a produção,distribuição,até ao consumidor final, satisfazendo as exigências do mercado e dos clientes, a um custo mínimo com uma boa qualidade e um mínimo tempo de espera.
Com a Globalização da economia, começou a existir uma integração dos mercados a nível mundial, qualquer matéria-prima, mercadoria ou prestação de serviço, independentemente de sua origem pode ser utilizado ou consumido em qualquer parte do mundo. Passou então a ser necessário a preocupação com “o todo”.
As empresas, através da logística, procuram uma vantagem competitiva que permite sobreviver á actual economia mundial. Para ajudar a logística as empresas tem a ajuda de alguns processos como: O Supply Chain Management (SCM) é a integração dos processos comerciais, W.M.S. (Warehouse Management System) gestão dos sistemas do armazém, o T.M.S. (Transport Management System) um software de gestão de transporte o E.P.P. (Enterprise Resource Planning) são sistemas de informação e o M.R.P. (Manufacturing Resource Planning) planeamento das necessidades de materiais numa empresa, este tem vindo a ser desenvolvido, adaptado e expandido tornando-se o M.R.P.II que está também relacionado com as finanças, compras e marketing. Para avaliarmos o bom funcionamento temos que verificar se tudo o que foi planeado foi cumprido e fazer uma avaliação de retorno, se o cliente ficou satisfeito, e se os lucros da empresa aumentaram. Ate amanha