Armazenamento dos alimentos
Depois de recebido e verificado, os produtos devem ser armazenados de maneira correta. O tipo e o tempo de armazenamento dos produtos são determinados de acordo com suas características.
Os produtos armazenados a seco são os não perecíveis. Enlatados, cereais, farinhas, óleo, café e outros. Eles devem ficar em local isento de umidade e bem ventilado.
Os alimentos refrigerados, carne, peixe, ovo, leite e derivados, devem ser mantidos a temperatura que varia entre zero e quatro graus Celsius.
Já os congelados devem ser mantidos em câmeras de congelamento, em temperaturas inferiores a zero grau. Devem estar sempre embalados ou em recipientes apropriados.
Você sabe como armazenar os alimentos?
Para garantir as boas condições de consumo e evitar a contaminação dos alimentos ou preparações futuramente consumidos, é de fundamental importância que diversos cuidados sejam tomados. Além de terem boa procedência e excelentes condições de higiene do manipulador, deve-se dar atenção ao armazenamento dos alimentos. Por isso, elaboramos perguntas e respostas que podem te ensinar um pouco mais sobre a melhor maneira de armazenar os alimentos antes e depois do preparo.
1) Qual a melhor forma de armazenar alimentos não perecíveis?
_ Separe-os por grupos e de acordo com a data de vencimento, por exemplo, alimentos enlatados, em sacos plásticos, em pacotes, etc.
_ Coloque-os longe do chão e da parede,
_ O local deve ser seco, limpo e ventilado
_ Mesmo em casa, utilize o sistema chamado PVPS: primeiro que vence, primeiro que sai.
_ Não coloque os alimentos próximos de produtos de limpeza
2) Como posso organizar a geladeira?
_ Frutas, verduras, legumes, alimentos crus, ou que exalem odor (peixe), devem ser colocados longe dos alimentos que já passaram por cozimento ou fritura, por exemplo.
_ Nas prateleiras da parte superior coloque os alimentos prontos para consumo e que necessitam de refrigeração, por exemplo, saladas.
_ Nas