Novas profissões ampliam o mercado de trabalho
Gestão do Conhecimento: processo de criar continuamente novos conhecimentos, disseminando-os amplamente através da organização e incorporando-os velozmente em novos produtos/serviços, tecnologias e sistemas. (TAKEUCHI E NONAKA, 2008)
O conhecimento é formado por dois componentes principais:
Explícito
Tácito
A Criação do Conhecimento
Conhecimento Explícito: expressado em palavras, números ou sons e compartilhado na forma de dados, recursos visuais, especificações de produtos ou manuais.
Conhecimento Tácito: é imensurável e pessoal. Difícil de ser formalizado. É possível entender essa vertente do conhecimento por meio das intuições e palpites.
Conhecimento tácito e explicito
Tácito, do latim tacitus, quando o conhecimento não pode ser exteriorizado por palavras;
Explícito, do latim explicitus, quando o conhecimento está declarado, mostrado, explicado.
Assim, o conhecimento tácito nos leva a entender o chamado know–how, ou como pessoas especiais fazem coisas diferentes (e especiais!), como um craque de futebol se destaca em uma partida, como um artista de sucesso se mantém no topo naquilo que faz, como um alto executivo consegue levar uma empresa a resultados fabulosos, dentre outros exemplos possíveis. Ou seja, como você faz alguma coisa que só você faz, ou o faz acima da média, sem nem mesmo saber muito bem como fez, praticamente sem explicação.
Da mesma forma, pelo conhecimento explícito entendemos também como aprendemos a cozinhar, usar o computador, dirigir, preparar um relatório, gerenciar um projeto, baixar música na internet etc. Isto é, aquelas coisas que alguém, em algum momento, explicou, comentou, escreveu, publicou, ensinou e tornou público, ao alcance de todos.
Devido ao conhecimento tácito…
…Ronaldinho faz gols e jogadas espetaculares, Picasso pintava quadros geniais, Machado de Assis era excepcional na escrita, o superexecutivo brasileiro Carlos Ghosn levou a Nissan ao crescimento, Jimi