ATPS TEORIA DA CONTABILIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Disciplina: TEORIA DA CONTABILIDADE
Atividade Prática Supervisionada
Paraty/ RJ, Novembro de 2012
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Teoria da Contabilidade, como parte da avaliação referente ao 2º semestre do curso de graduação em Ciências Contábeis na Universidade Anhanguera – Uniderp, sob a supervisão do tutor presencial.
Paraty/ RJ, Novembro de 2012
SUMÁRIO
Introdução 01
EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE 02
CONTABILIDADE: IMPORTÂNCIA, OBJETIVOS E UTILIZAÇÃO 05
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE 07
CONCEITOS BÁSICOS DA CONTABILIDADE 09
CONSIDERAÇÕES FINAIS 12
ReferÊncias BIBLIOGRÁFICAS 13
INTRODUÇÃO
Esta atividade prática tem por objetivo elaborar um relatório em equipe abordando a evolução da Contabilidade no Brasil desde a sua origem no país e os desdobramentos até os dias atuais, seus princípios fundamentais e a legislação pertinente, bem como a importância das informações contábeis para a gestão organizacional.
EVOLUÇÃO DA TEORIA DA CONTABILIDADE.
A Contabilidade, ciência que registra, resume e interpreta os fenômenos que afetam as situações financeiras, patrimoniais e econômicas de qualquer empresa, surgiu nos primórdios da civilização em uma época em que ainda não existiam números, escrita ou moeda, e nasceu a partir da necessidade do homem em registrar e quantificar o seu patrimônio, bem como os acréscimos e decréscimos dessa riqueza.
No início as tribos primitivas tinham apenas o senso do coletivo, a caça era o meio de subsistência. Quando o homem se fixou na terra e aprendeu a viver da agricultura e do pastoreio surgiu o conceito de propriedade e de divisão, rompendo a vida comunitária. Assim, cada pessoa criava sua riqueza individual.
Observa-se que a palavra "conta" designa o agrupamento de itens da mesma espécie. As primeiras escritas contábeis