Novas ferramentas Gerenciais da Qualidade
Centro de Ciências Sociais Aplicadas
Curso de Administração
Ferramentas Gerenciais da Qualidade
Recife, 2014
Sumário
1. Introdução
A qualidade é hoje um campo de estudo multidisciplinar e de confronto de diversos modelos.
Devido a esta necessidade de melhoria continua e para agregar as ferramentas e métodos clássicos já existentes, foram criadas a Sete Novas Ferramentas da Qualidade.
As Sete Novas Ferramentas da Qualidade, também conhecidas como “As Sete Ferramentas Gerenciais”, foram concebidas como um pacote completo para auxiliar no planejamento, na solução de problemas e no acompanhamento de ações de melhoria. As empresas possuem problemas que dificultam a obtenção de uma melhor qualidade e produtividade, e uma maior competitividade. Para a solução destes problemas é necessário a identificação da sua causa raiz, e esta deve ser feita através de análises de acordo com uma sequência lógica, baseada em fatos e dados.
Desta forma, este trabalho tem como objetivo explicar e exemplificar as novas ferramentas gerenciais da qualidade, bem como apresentar um caso prático envolvendo tais ferramentas.
2. Fundamentação teórica
2.1 Gestão da Qualidade
Evolução do Conceito de Qualidade
Apesar das diferentes abordagens existentes, que se complementam entre si, é consensual que a qualidade não é um conceito absoluto. Qualquer definição adotada tem de ser sempre enquadrada no segmento de mercado em que o produto/serviço se insere, no mercado em causa, num momento preciso e em função da oferta concorrente.
Para além de constituir um fator de competitividade das empresas, a qualidade representa, também, outro papel importante no âmbito da proteção do meio ambiente e a segurança.
No âmbito deste estudo pretende-se, sobretudo, analisar a qualidade enquanto função empresarial, ou seja, como uma função a que está atribuída uma