Nova Zelandia
A Nova Zelândia é um país formado por duas grandes ilhas: Ilha do Norte e Ilha do Sul, que são separadas pelo estreito de Cook. Esses dois territórios estão localizados no sul da Oceania, sendo considerados como parte da Polinésia.
A maioria da população está concentrada na Ilha do Norte, pois essa porção do território apresenta características físicas mais propícias para a habitação. Cortada por uma cadeia montanhosa, os Alpes do Sul, a Ilha do Sul é chamada pela população nativa de Aotearoa (terra da longa nuvem branca).
A Nova Zelândia apresenta elevado grau de industrialização. O país possui grandes rebanhos de ovinos, bovinos e suínos, proporcionando a produção de lã, carne e laticínios. Outro destaque para a economia nacional são as reservas de petróleo, carvão e gás natural.
As belezas naturais da Nova Zelândia atraem milhões de turistas, fato que tornou o turismo uma atividade de fundamental importância para obtenção de receitas financeiras para o país.
Políticas de bem-estar social são desenvolvidas na Nova Zelândia, proporcionando elevados indicadores sociais. A população da Nova Zelândia, que em 2006 era de 4.076.140 habitante, descende de grupos que foram convertidos ao cristianismo, incorporando tradições maoris. As taxas de natalidade média de vida é de 78,81 anos, e o valor do Índice do Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,917. Estima-se que em 2025, a população seja de 4.673.000 habitante. Os principais grupos étnicos da Nova Zelândia são os brancos (74%), os maoris (15%), os polinésios (6%) e os asiáticos (5%). As religiões mais importantes são a anglicana (21%), a presbiteriana (16%), a católica (15%) e a metodista (4%). As línguas oficiais são o inglês e o maori.