Nova Zelândia
Quando foi solicitado fazer um trabalho sobre um país de língua inglesa, após uma breve pesquisa, decidi fazer sobre um que pouco conhecia que é a Nova Zelândia. Pude perceber, em cada pesquisa, que a Nova Zelândia é um país desenvolvido que se posiciona muito bem nos levantamentos internacionais sobre o desenvolvimento humano de cada país, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, paz, prosperidade, liberdade econômica, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa e proteção das liberdades civis e dos direitos políticos. Privilegiada pela natureza, com belíssimas e contrastantes paisagens, além de muitas fazendas de criação de ovelhas (que ainda é um negócio familiar) e com um povo extremamente ecológico, o país oferece diversas opções para quem aprecia esportes radicais.
Situada entre as 20 nações com melhor índice de desenvolvimento humano e suas cidades também são consideradas as mais habitáveis do mundo. Neste trabalho procurei colocar os principais pontos da economia, cultura, educação, politica, pontos turísticos, gastronomia e algumas curiosidades sobre este país.
Este trabalho foi feito através de pesquisas em sites da internet.
ASPECTOS GERAIS
A Nova Zelândia é uma nação independente, constituída por um sistema de democracia parlamentarista. O país é membro da Commonwealth, cujo chefe de estado oficial é a rainha Elizabete II, a qual é representada pelo Governador Geral. O voto não é obrigatório, porém, 80% dos neozelandeses votam nas eleições. O Parlamento é eleito a cada três anos, composto de 120 deputados. Cada eleitor tem o direito a dois votos, um para o partido de sua escolha, e outro para o seu candidato. Há alguns anos, a Nova Zelândia é reconhecida como um dos países onde a corrupção pública e privada tem um baixíssimo índice de ocorrência.
A capital da Nova Zelândia é Wellington, seu clima é temperado oceânico, sua área florestal é de