Nova zelandia
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
TRABALHO OCEANIA:
O TURISMO NA NOVA ZELÂNDIA
ACADEMICO: Guilherme Silva de Abreu
1º SEMESTRE DE 2007
INTRODUÇÃO
O turismo é atualmente uma das atividades mais importantes da Nova Zelândia. As terras Neozelandesas são visitadas por turistas de todo o planeta que visam conhecer as belas paisagens naturais, além do da prática de esportes radicais e do eco turismo.
Este pequeno trabalho tem por finalidade explanar alguns aspectos da exploração do turismo no solo Neozelandês mostrando um pouco do seu potencial e o que o Brasil pode tirar de exemplo de exploração turística mundial.
UM POUCO DO PAÍS
História
A Nova Zelândia é uma herança única que vem da cultura dos seus índios Maori, habitantes originais da região, e das ilhas vizinhas do Pacífico. Calcula-se que os polinésios migraram para a Nova Zelândia há aproximadamente mil anos.
Em 1642, o navegante holandês Abel Tasman viajou até a costa ocidental da Nova Zelândia, mas foi impedido pelos Maori de permanecer em terra neozelandesa. A Nova Zelândia só foi descoberta pelos europeus em 1769, pelo capitão britânico James Cook e sua tripulação.
Apesar disso, somente em 1840 foi assinado um acordo entre o povo Maori e os colonos europeus. Formalmente conhecido como Tratado de Waitangi, este documento representa o selo de fundação da Nova Zelândia. Representantes da Coroa Britânica e mais de 500 chefes Maori assinaram o tratado. A partir deste termo, comemora-se todo dia 6 de fevereiro o Dia Nacional da Nova Zelândia, também conhecido como Dia de Waitangi.
Em 1856, a Nova Zelândia se tornou uma colônia britânica autônoma, até que 51 anos depois, em 1907, virou um domínio. Foi apenas em 1947 que a Nova Zelândia passou a ser completamente independente.