Nova ortografia: a adequação dos alunos às novas regras
O presente trabalho constitui uma pesquisa de campo sobre Novo Acordo Ortográfico onde serão questionadas mudanças na escrita da Língua Portuguesa, com o objetivo de analisar se os alunos participantes da pesquisa já se adequaram à nova ortografia, tendo em vista que o prazo para adequação é até 31 de dezembro de 2012.
2. OBJETIVO GERAL
Analisar a adequação dos alunos com a Nova Ortografia.
3. METODOLOGIA
A Pesquisa será feita através de um questionário (Anexo1) elaborado pelos acadêmicos Ana Lucia de Oliveira Alves Marcondes e Lucas Valencio de Campos. Este questionário é constituido por 6 questões, sendo que uma é de cunho pessoal, portanto não constará nos gráficos por ser apenas um parâmetro para o pesquisador.
A População Alvo é composta de estudantes do terceiro ano do Ensino Médio de duas escolas (uma pública e uma particular), ambas localizadas em Pitanga-Pr.
4. RESULTADOS Entre os 24 alunos que respoderam o questionário aplicado na Escola Pública, constatou-se, de acordo com os critérios estabelecidos, que a média de acertos destes alunos é de 16,6%, sendo que: 4 pessoas (16,6% dos alunos) acertaram uma questão, 6 pessoas (25% dos alunos) acertaram 2 questões, 6 pessoas (25% dos alunos) acertaram 3 questões, 5 pessoas (21,0% dos alunos) acertaram 4 questões e 3 pessoas (12,5% dos alunos) acertaram 5 questões. O gráfico abaixo nos mostra estes resultados.
(Escola Estadual, 3ºAno do Ensino Médio – 2012)
No gráfico a seguir podemos ver o desempenho dos alunos em cada questão, deve-se considerar que a primeira questão é de cunho pessoal por este motivo não estará presente no gráfico.(Escola Pública, 3ºAno do Ensino Médio – 2012) Observa-se então que 15 pessoas (62,5% dos alunos) acertaram a segunda questão, 8 pessoas (33,3% dos alunos) acertaram a terceira questão, 16 pessoas (66,7% dos alunos) acertaram a quarta questão, 12 pessoas (50% dos alunos) acertaram a quinta questão e 19 pessoas (79,2% dos alunos)