PROJETO DE INTERVEN O 7 PERIODO
2 JUSTIFICATIVA:
Na Instituição de ensino, existe uma grande dificuldade para incentivar os alunos a escrever bem, como realizar leituras dos textos produzidos.
O texto, como objetivo apenas de sala de aula, já não é atrativo para os alunos, portanto essa é uma forma de encontrar novas possibilidades para incentivá-los.
Por isso, é extremamente necessário um novo processo para modificar essa realidade.
O nosso desafio, enquanto professores responsáveis pelo processo de ensino-aprendizagem, está em criar situações e ambientes favoráveis que permitam aos alunos a apropriação desta diversidade e, principalmente, que se pense em como veicular e significar os diferentes textos existentes em nossa sociedade dentro da sala de aula.
Paulo Freire nos fala em sua Pedagogia da autonomia da boniteza de ser gente, da boniteza de ser professor: ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria. Ele chama a atenção para a essencialidade do componente estético da formação do educador. Colocamos uma epigrafe que fala de sonho e de sentido que querem dizer a mesma coisa. Sentido quer dizer caminho não percorrido, mas que se deseja percorrer, portanto, significa projeto, sonho, utopia.
Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente. A pedagogia serve de guia para realizar esse sonho...
(FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997, p. 67. In GADOTTI, Moacir - Novo