Nova historia
CENTRO DE HUMANIDADES
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPLINA: HISTÓRIA ANTIGA I
PROFESSOR: FERNANDO PINTO
TURMA DE HISTÓRIA 1° SEMESTRE – MANHÃ
ALUNOS: Renan costa Hudson Gomes Francilene Yane Eveline Anuska Bacural
Civilizações: Hebreus e Brasil, uma relação entre passado e o contemporâneo.
Este símbolo representa a união cultural entre judeus e brasileiros, união a qual é iniciada junto com a colonização portuguesa no Brasil, e somente agora esta passou a ser estudada pelos historiadores brasileiros, uma destes historiadores é a professora Anita Novinsky, engajada nos estudos sobre inquisição, judaísmo e marranismo. Ao longo da historia do povo hebreu, eles sofreram varias perseguições e migraram por vários países, influenciando outras culturas. Um povo gerado por essas perseguições foram os judeus-marranos, que acabaram migrando para o Brasil, e fundando sociedades secretas que influenciaram a cultura brasileira.
Resumo O presente trabalho é uma pesquisa historiográfica que trata da historia hebraica, e seus elementos culturais e religiosos que foram e são presentes em varias outras sociedades e na cultura brasileira, especialmente na região nordeste. O trabalho fala sobre o povo hebreu, o processo de formação do povo judeu em Israel, na diáspora e mais adiante abordando o período de formação da sociedade cristã e as perseguições que fizeram que esse povo migrasse para o Brasil, e trazendo elementos que no decorrer dos tempos foram se misturando com a cultura brasileira.
Palavras-chave: historiográfica, judeu, Israel, diáspora, cristianismo.
Abstract
The present work is a historical research dealing with the Hebrew history, and its cultural and religious elements that were and are present in several other companies and Brazilian culture, especially in the Northeast. The work talks