NOUVELLE CUISINE Chef Marie- Antoine Carême
COZINHA CLÁSSICA FRANCESA
NOUVELLE CUISINE
Chef Marie- Antoine Carême
Luciana D’Agostini
CAXIAS DO SUL
2013
INTRODUÇÃO
Nouvelle cuisine, em português traduzida como nova cozinha francesa, é considerada uma grande revolução no meio gastronômico. Criada em meados dos anos 1970, traz consigo a proposta de sabores leves e apresentação delicada. Este movimento revolucionou a cozinha clássica francesa. Mudanças nos valores nutricionais e estéticos fazem com que os olhos do comensal se encantem antes mesmo de provar o sabor do prato.
A gastronomia foi se desenvolvendo ao longo dos anos, passando por mudanças e inovações importantes. Para que essas mudanças possam ter e possam ainda ocorrer, contamos com chefs renomados no mercado. A partir de dois críticos gastronômicos, Henri Gault e Christian Milau, influenciados por chefs como Paul Bocuse, Alain Chapel, Jean Pierre Troisgros, Michel Guérard, Raymond Oliver e Marie-Antoine Carême se deu inicio à nouvelle cuisine, que hoje já é considerada gastronomia clássica.
Marie-Antoine Carême tornou-se famoso pela simplificação e codificação da alta gastronomia. Criador da Charlotte russa, confeitou para a alta sociedade parisiense, incluindo Napoleão Bonaparte.
NOUVELLE CUISINE
A nouvelle cuisine foi uma grande revolução na gastronomia atual. Criada em meados dos anos 1970 com a proposta de reduzir os sabores camuflados pela cocção, os fortes ingredientes colocados em seu tempero, o tempo de preparo dos alimentos reduzido e seus molhos são mais leves. As porções são individuais e há naturalidade na apresentação dos pratos, com preservação dos sabores, a nouvelle cuisine apresenta alimentos criados com toques de leveza em relação à saúde, mantendo o sabor e a delicadeza da gastronomia francesa. Tanto a cozinha clássica como a nouvelle são formas de alta gastronomia. Ela tem como princípios