corporation
UNIDADE ACADÊMICA DE SERRA TALHADA
ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE NO SEMIÁRIDO
1ª Atividade da Disciplina: Comunicação e Educação Ambiental
RESENHA CRÍTICA AO PROJETO: Educomunicação ambiental: rádio como veículo de cidadania na Escola Marechal Rondon (Vilhena), Rodônia. Na autoria de Evelyn Iris Leite Morales Conde, Uberândia, jul/dez. 2012. p.96-106
Paulo Rogério de Souza Almeida¹
1 Pós-Graduando da Universidade Federal de Pernambuco – UFRPE/ Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST. Fazenda Saco, s/n. Caixa postal 063 – Serra Talhada – PE.
Os meios de comunicação são instrumentos que permitem o processo de transmissão de informações. Ao longo do tempo novas formas de comunicação vêm sendo desenvolvidas. O desenvolvimento tecnológico permite que esses instrumentos tornem-se ainda mais eficazes. Através deles é possível a obtenção de notícias nacionais e internacionais diariamente de maneiras diversificadas. No entanto, observa-se que apesar de todo aprimoramento em alguns casos os meios de comunicação não são utilizados de forma correta.
Contudo, atualmente alguns trabalhos acadêmicos buscam cada vez mais inserir os meios de comunicação dentro da sociedade e a partir de sua utilização, transferir informações pertinentes sobre temas que preocupam e agravam o mundo. Entre elas, pode-se citar as questões ambientais, um dos temas mais estudados e que possui elevado grau de preocupação aos estudiosos da área.
No intuito de desenvolver e levar conhecimento dentro dessa temática, a proposta da autora (Conde, 20012), em seu trabalho: Educomunicação ambiental: rádio como veículo de cidadania na Escola Marechal Rondon (Vilhena), Rodônia, é a inserção de conteúdos e práticas que envolvam Educação Ambiental e comunicação através de meios de comunicação, a partir da percepção dos alunos da referida escola. A iniciativa de levar para o ambiente escolar informações sobre o meio