noticias de uma guerra particular
A doença de Parkinson é uma afecção do sistema nervoso central que acomete principalmente o sistema motor.
É uma das condições neurológicas mais frequentes e sua causa permanece desconhecida. Os sintomas motores mais comuns são: tremor, rigidez muscular, acinesia e alterações posturais. Entretanto, manifestações não motoras também podem ocorrer, tais como: comprometimento da memória, depressão, alterações do sono e distúrbios do sistema nervoso autônomo.
Os primeiros sintomas da doença de Parkinson têm início de modo quase imperceptível o que faz com que o próprio paciente não consiga identificar o início preciso das primeiras manifestações. Muitas vezes, amigos ou familiares são os primeiros a notar as primeiras mudanças.
TREMOR:É o sintoma mais frequente e o que mais chama a atenção embora não seja o mais incapacitante. Para a maioria dos pacientes, o tremor é o principal motivo que os leva a procurar, pela primeira vez, ajuda médica.
RIGIDEZ:A rigidez muscular decorre do aumento da resistência que os músculos oferecem quando um segmento do corpo é deslocado passivamente. Em outras palavras: para cada grupo de músculos existem outros que possuem atividade oposta, chamados músculos antagonistas.
ACINESIA E BRADICINESIA:O termo acinesia refere-se à redução da quantidade de movimento enquanto que bradicinesia significa lentidão na execução do movimento. O paciente apresenta redução da movimentação espontânea em todas as esferas.
Área do cérebro afetada na DP é chamado de gânglio basal, que inclui uma área chamada de substância negra que produz o mensageiro químico chamado de dopamina. DP é resultado da perda de células da dopamina na substância negra.
A causa real da perda de dopamina ainda não e conhecida, embora alguns genes já tenham sido associados, embora o DP não esteja necessariamente ligado a um fator genético
Os gânglios da base são estruturas