Notas sobre o poder nacional Morgenthau
Elementos do Poder Nacional
Cap 8 A essência do poder nacional 199 (pouca coisa)
Cap 9 * Elementos do poder nacional 215
Cap 10 Avaliação do poder nacional 295
Elementos do Poder Nacional
I) Geografia:
O mais estável dos fatores de que depende o poder de uma nação é obviamente a geografia.
Posição geográfica, cadeias montanhosas, oceanos ou rios que separam suas fronteiras de outros Estados. Até mesmo extensão territorial.
A conquista de uma parte considerável de um país, sem deixar margem a perspectivas de uma recuperação rápida, geralmente afrouxa a vontade de resistir do povo dominado. E esse é, como já vimos, o propósito político das vitórias militares. (MORGENTHAU, 2003: 218)
Não existe, portanto, qualquer obstáculo natural a uma invasão pela fronteira ocidental da Rússia, quer por parte da própria União Soviética, quer dos seus vizinhos ocidentais. (MORGENTHAU, 2003: 218)
O setor mais ocidental da Rússia propriamente dita têm sido o cenário de contínuos ataques e contra-ataques e um campo de batalha em que têm se encontrado a Rússia e seus vizinhos ocidentais. A ausência de uma fronteira natural, isto é, de uma fronteira predeterminada por fatores geográficos, como a italiana ou a espanhola, tem constituído uma fonte permanente de conflito entre a Rússia e o Ocidente. (MORGENTHAU, 2003: 219)
II) Recursos Naturais:
Outro fator relativamente estável que exerce uma influência importante sobre o poder de uma nação, confrontada com outras nações, é representado pelos recursos naturais. (MORGENTHAU, 2003: 220)
a) Alimentos (mais elementar desses recursos)
Um país que seja auto-suficiente, ou quase, em comida já conta com uma grande vantagem inicial sobre qualquer outro que, para não se exaurir de inanição, tenha de importar os alimentos que não produz, embora mal tenha condições materiais para adquiri-los. (MORGENTHAU, 2003: 220)
Podemos dizer que a auto-suficiência em alimentos sempre constituiu uma fonte de grande poder. (MORGENTHAU, 2003: