Elementos De Ecologia
UNIP - Limeira Curso de Direito 5º e 6º semestre Prof. Fernando Sergio Sacconi
ELEMENTOS DE ECOLOGIA
Meio Ambiente e Recursos Naturais
A sociedade industrial vem explorando e perturbando componentes dos ecossistemas e suas funções. Tem feito maior uso dos ecossistemas em relação a outras sociedades e aos animais, porque suas "necessidades" são maiores e diferentes, assim como as maneiras de satisfazê-las.
O meio ambiente se configura no ambiente natural e no meio transformado pela ação antrópica.
Antropia é a ciência que estuda a ação do ser humano sobre o meio ambiente ou a natureza. Também pode ser a ação, o ato ou o resultado da atuação humana sobre a natureza, com intencionalidade de modificação, independentemente do juízo de valor que se lhe (à modificação da natureza) atribua.
A ampliação do conceito de ambiente que inclui o homem foi constituída muito recentemente. Foi notada a partir da conferência de Estocolmo, Suécia, em 1972, quando o meio humano passa integrar o ambiente.
De forma mais precisa, as preocupações ambientais ganham destaque no meio científico, a partir de algumas projeções feitas para o final do século XX, de uma eminente escassez de alimentos e consequente redução dos recursos naturais, as quais, em função da previsão de explosão demográfica, resultariam em consequências sociais aliadas à fome e a miséria.
Nesse sentido, pode-se citar o relatório “Nosso Futuro Comum”, também conhecido como "Relatório Brundtland” publicado em 1987 , veio atentar para a necessidade de um novo tipo de desenvolvimento capaz de manter o progresso em todo o planeta e, no longo prazo, ser alcançado pelos países em desenvolvimento e também pelos desenvolvidos. Nele, apontou-se a pobreza como uma das principais causas e um dos principais efeitos dos problemas