Elementos de ecologia
1)Cite pelo menos duas diferenças entre transportadores do tipo carreador e do tipo canal. R: I- Carreadores incluem proteínas que fazem transporte ativo e proteínas que fazem transporte passivo, enquanto canais fazem apenas transporte passivo (de íons)
II- Carreadores transportam poucas moléculas de cada vez, enquanto canais transportam
(deixam passar) enormes quantidades das moléculas (íons) para os quais são específicos.
III- Carreadores funcionam continuamente na presença do substrato (molécula que transportam) específico, enquanto canais permanecem abertos por intervalos de tempo muito curtos. 2)Por que os açúcares da membrana plasmática estão sempre ligados a proteínas ou lipídios voltados para o exterior da célula?
R: Porque as enzimas que fazem (ou terminam) a adição de açúcares a lipídios e proteínas estão no lúmen do complexo de Golgi (ou das organelas). Ao serem transportadas para a membrana plasmática essas moléculas manterão os açúcares voltados para o lúmen das vesículas, que ao se fundirem com a membrana exporão os açúcares para o meio externo. 3)Qual a vantagem da sinalização intracelular que envolve a ativação de proteína G?
R: A vantagem é que haverá amplificação do sinal, além de haver mais possibilidades de regulação da via de sinalização. 4)Como uma proteína que está sendo sintetizada chega à luz do retículo?
R: As proteínas que têm seqüência de sinal para tradução no retículo são reconhecidas no início da tradução, ainda no citoplasma, pela SRP, que dirige o conjunto proteína-SRP- ribossomo-RNAm para o retículo endoplasmático. Uma vez associada (ou acoplada ou ligada ou simplesmente no) retículo, a proteína chega ao lúmen passando através de um canal hidrofílico, especialmente formado, o translocon. 5)Se durante a biogênese da bicamada lipídica no retículo as enzimas só acrescentam novos