NOTA FISCAL
1.1- Problema
Como a Nota Fiscal eletrônica utilizada pelas empresas pode reduzir a burocracia e aumentar a eficiência dos custos?
1.2- Hipótese
A Nota Fiscal Eletrônica proporcionará muitos benefícios a todos os envolvidos nas transações comerciais, por meio da agilidade de procedimentos, eliminação de erros, aumento da eficiência, redução dos custos e melhoria nos resultados.
1.3- Justificativa Brasil é conhecido mundialmente por sua altíssima burocracia. É tanto papel que é gerado, emitido, armazenado, despachado que existem empresas cujo negócio é armazenar o papel alheio (de outras empresas). Aparentemente estamos andando em uma direção melhor, pelo menos no que diz respeito à papelada.
Desde a implementação do Voto Eletrônico, várias iniciativas foram tomadas no intuito de reduzir a papelada circulante no país. O próprio dinheiro cada vez mais está se tornando eletrônico através dos cartões de débito, crédito, vale-transporte e ticket refeição eletrônicos (com smart-cards) e por aí vai. Agora chegou a vez das famigeradas Notas Fiscais.
Como todos sabem, a Nota Fiscal serve não somente para comprovar a compra de produto ou serviço, certificar a garantia do mesmo e – o mais importante visto pelo governo – garantir o recolhimento dos impostos.
1.4- Objetivo A implantação de documentos eletrônicos na contabilidade tem como meta a adoção de um modelo nacional que venha substituir a sistemática atual de emissão de documento fiscal em papel com a validade jurídica garantida pela assinatura digital do remetente, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.
Para responder ao questionamento proposto a presente pesquisa tem como objetivo geral analisar como a documentação e a nota fiscal eletrônica utilizada pelas empresas e na contabilidade podem auxiliar na redução da