NOTA FISCAL ELETRONICA
Trata-se de um projeto de pesquisa elaborado e apresentado a Universidade federal de Rondônia – UNIR, Campus Professor Francisco Gonçalves Quiles, para elaboração de trabalho de conclusão do curso de Ciências contábeis. O objeto de estudo deste trabalho é a nota fiscal eletrônica, onde pretende-se demonstrar as mudanças ocorridas no processo de arrecadação do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISSQN no município de Rolim de Moura – RO após a implantação da Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NFE-s.
A NFE-s faz parte do Sistema Publico de Escrituração Digital – SPED que surgiu para informatizar os sistemas de controle do fisco municipal assim como para aumentar arrecadação do ISSQN e diminuir possíveis custos dos contribuintes com emissão e armazenamento das notas fiscais.
Para alcançar os resultados esperados a pesquisa será feita através de questionários com perguntas abertas e fechadas que serão aplicados aos profissionais do setor de fiscalização e arrecadação da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura, profissionais da área de contabilidade, e a contribuintes pessoa jurídica que emitem a NFE-s. Será também feita uma consulta a documentos oficiais da prefeitura com o intuito de comparar a arrecadação do ISSQN antes e depois da adoção da NFE-s.
O que motivou essa pesquisa foi a possibilidade de demonstrar como a NFE-s pode ser útil tanto para o fisco como para os contribuintes, aumentando a arrecadação do ISSQN o que acarreta um maior retorno em infraestrutura para a população rolimourense, diminuindo custos para os contribuintes e diminuindo o tempo gasto para cumprir com todas as obrigações acessórias que envolvem a tributação.
1.1 TEMA
Mudanças no processo de arrecadação do ISSQN em Rolim de Moura – RO com a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços – NFE-s.
.
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA
Impactos na arrecadação do ISSQN no município de Rolim de Moura – RO com a implantação da NFE-s.
1.3 PROBLEMATIZAÇÃO
A evasão fiscal é uma maneira