Nota de texto: introdução à psicologia
Nota de texto: A Psicologia ou as Psicologias
Alegre
2012
Referência: BOCK, A. M. B.; FURTADO, O.; TEIXEIRA, M. L. A psicologia ou as psicologias. In_ Psicologias. Uma introdução ao estudo da psicologia. 14 ed. São Paulo: Saraiva, p. 16-27, 2008.
Objetivos: O texto abrange uma pequena introdução à Psicologia determinando alguns conceitos e exemplificando-os.
Resumo:
A psicologia, mesmo que de forma remota, é uma área presente e muito utilizada no dia a dia das pessoas, a psicologia do cotidiano também é chamada de senso comum. Mas, o que é senso comum? Senso comum é a dimensão do conhecimento prático, ou seja, tudo o que nós e nossos ancestrais aprenderam e continuamos aprendendo, utilizando ou não, costumes e hábitos antigos, ou até mesmo de forma simplória e improvisada os conhecimentos científicos, na busca de soluções mais rápidas para problemas do dia a dia. Em que, de um modo precário e generalista, o senso comum mistura e recicla os conhecimentos produzidos pelos outros setores de conhecimento, reduzindo-os a uma forma simplificada também chamada de visão de mundo.
Porém apenas este conhecimento intuitivo, não seria o suficiente para que o ser humano dominasse a natureza, por questões de desenvolvimento próprio e sobrevivência, afinal o que seria da espécie humana sem a agricultura? Sem o desenvolvimento da tecnologia? Do fogo? Na busca por conhecimento e à medida que foram se especializando cada vez mais, atingindo níveis de sofisticação, o homem foi conseguindo explorar e conquistar diferentes áreas do planeta, primeiro os continentes, seguido dos oceanos, e por último o espaço, este tipo de conhecimento também é chamado de ciência. Mas só existem esses dois tipos de conhecimento? Em busca pelo conhecimento, o homem busca explicações como, de onde vimos, e qual o significado da existência humana, os princípios morais, pela tradução das emoções em figuras, também