Cruz filho
CURSO DE LICENCIATURA ESPECÍFICA EM PORTUGUÊS-CLE
DISCIPLINA
LITERATURA CEARENSE
“JOSÉ DA CRUZ FILHO”
PROFESSORA
RAY PINHEIRO DE MENEZES
ANTONIA ELIZIANY DE LIMA SILVA
ANTONIA WILMA FERREIRA DE SOUZA
BRUNA KÉZIA DA SILVA SENA
MARIA GABRIELA FERNANDES LIMA
ARACOIABA – CE
2011
NOTA INTRODUTÓRIA
Este trabalho pretende falar um pouco sobre o escritor José da Cruz Filho, mais conhecido como Cruz Filho, poeta cearense que pertencia ao movimento literário parnasiano e um dos mais expressivos poetas cearenses. Eleito segundo dos quatros príncipes dos poetas cearenses e membro da Academia Cearense de Letras.
CRUZ FILHO
Em 16 de outubro de 1884, na cidade de Canindé – Ceará, nasceo poeta José da Cruz Filho. Ainda em sua cidade estudou suas primeiras letras no Colégio Santo Antônio, fundado pelos Frades Capuchinhos. Desde cedo passou a interessar-se pelas letras, fundando em 1903, juntamente com Augusto Rocha e Gregoriano Cruz, o primeiro jornal que circulou em sua terra natal intitulado “O Canindé”.
Na segunda década do século XX, transferiu-se para Fortaleza onde exerceu intensa atividade jornalística e poética. Foi admitido para a ACL (Academia Cearense de Letras) ocupando a cadeira de Nº 39, sendo eleito o Segundo Príncipe dos poetas. Cruz Filho saiu de Canindé quando tinha trinta e quatro anos, publicando seu primeiro livro somente aos quarenta anos, cujo título era “Poemas dos Belos Dias” em 1924.
Suas principais obras: Poemas dos Belos Dias (1924); História do Ceará (1931); Poesia (1949); O Soneto (1961); Toda Musa (1965); Histórias-de-Trancoso (1971). Inéditos: Poemas dos Dias Idos; Palestras de Vário Matiz; Camaféus Rústicos e O Cisne de Leda.
PRÍNCIPES DOS POETAS CEARENSES.
É importante saber que esse título de Príncipe dos Poetas Cearenses surgiu com a ideia do jornalista Demócrito Rocha laurear o melhor dentre os poetas vivos do Estado, por esta razão em 1925 o fundador de “O