Nota 10 Você abre o jornal e lê...
O show de corrupção que Brasília tem mantido em cartaz nos últimos tempos, o egoísmo das elites, que não abrem mão de um centavo de sua dinheirama, o bangue-bangue que está sendo travado na área sindical não estimulam a população a imaginar que seja possível eliminar as fábricas de criminosos. Se os que estão lá em cima, os condutores do país – não é assim que se diz? -, não praticam a virtude, por que os de baixo, que vivem mal, vão praticá-la? O negócio é entrar na geléia geral e brigar por um prato de comida com unhas e dentes. Ou melhor, a bala! (Depoimento feito à Revista Veja por um senhor que sofreu um assalto – Agosto de 2002/texto adaptado)
Assinale a alternativa correta, em relação ao texto:
I. Trata-se de um desabafo pessimista em linguagem informal.
II. “Os que estão lá em cima” – refere-se às pessoas com poder decisório.
III. “... entrar na geleia geral” pode ser entendido como fazer o que todos fazem, nem que seja de forma violenta.
IV. O “show” de corrupção que Brasília tem mantido em cartaz é uma metáfora para os últimos acontecimentos políticos negativos em nosso país.
Escolher uma resposta. a. A III e a IV estão corretas. b. A I e a IV estão corretas. c. Todas estão incorretas. d. Todas estão corretas. e. A I e a II estão corretas.
Question 8
Notas: 1
Leia o Texto
Erro de português
Quando o português chegou
Debaixo de bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português. (Oswald de Andrade)
Assinale a alternativa correta
Escolher uma resposta. a. Existe vocábulo da linguagem informal nesse poema, fato esse que não constitui um erro gramatical de uso em relação à variante padrão da língua. b. A avaliação do autor sobre o português é indiferente, nem negativa, nem positiva. Não há crítica no poema. c. O português não pode ficar despido. d. O título do poema não é ambíguo e se relaciona com o uso inadequado da linguagem informal