A INDISCIPLINA NA ESCOLA
Resumo: Este artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa intitulado “Violência e
Indisciplina Escolar: Uma Análise Institucional em Busca de Alternativas”, desenvolvido durante o ano de 2004, numa Escola da Rede Pública Estadual de Ensino na cidade de
Assis. Nesta escola, a exemplo do que tem acontecido na Educação, de maneira geral, constatou-se como uma de suas principais queixas, o problema da violência e indisciplina escolar, sendo estas consideradas como importantes empecilhos para o processo de ensino-aprendizagem. Durante a realização da pesquisa, buscou-se a identificação de elementos que permitissem a compreensão das implicações institucionais, com o objetivo de perceber o aparelho escolar enquanto um organismo social. A partir de sessões de observação e entrevistas realizadas com alunos, professores e coordenadores, investigaram-se as concepções dominantes de autoridade e poder para, desta forma, analisar os conteúdos das práticas institucionais que pudessem estar relacionadas à violência e à indisciplina escolar.
Palavras-chave: ambiente escolar; violência; indisciplina; professores; alunos.
Revisitando Conceitos
Atualmente, as diversas modalidades de violência engendradas na sociedade atingem, além dos espaços privados, àqueles de domínio público. Os efeitos desta violência acabam por afetar praticamente todos os contextos institucionais, entre eles, a escola.
Ao estudarmos questões referentes à díade violência/indisciplina, circunscrita aos estabelecimentos escolares formais, procuramos ter como um dos pontos de orientação um conceito ampliado de violência, visto que esta tradicionalmente é percebida preferencialmente enquanto danos físicos e materiais. O conceito de violência oferecido por Chauí (1985) é bastante abrangente, sobretudo ao ser utilizado na análise de instituições:
Entendemos por violência uma realização determinada das relações de forças, tanto em termos de