Estudante
R: Classificamos como operante aquele comportamento que produz conseqüências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.
Ex: dizer “Oi” (comportamento(resposta) - ouvir um “Olá” (conseqüência).
. Diferencie comportamento operante (R -> C) de comportamento respondente (S -> R). Use um exemplo de cada para ilustrar sua resposta.
R: Comportamento respondente: uma alteração no ambiente elicia uma resposta do organismo, ex: sino – salivação.
Comportamento Operante: uma resposta emitida pelo organismo produz uma alteração no ambiente, Ex: apertar um botão – chegar o elevador.
4. Condicionamento respondente e condicionamento operante são duas formas de aprendizagem. Caracterize cada uma delas (em função de que elas ocorrem?).
R: No condicionamento respondente vimos um tipo de relação entre o ambiente (estímulo) e o organismo (resposta), na qual dizemos que um estímulo elicia uma resposta. Classificamos como operante aquele comportamento que produz conseqüências (modificações no ambiente) e é afetado por elas.
5. O que significa dizer que os comportamentos são afetados (ou controlados) por suas conseqüências?
R: As conseqüências de nossos comportamentos vão influenciar suas ocorrências futuras. Dizer que as conseqüências dos comportamentos chega a afetá-los é o mesmo que dizer que as conseqüências determinarão, em algum grau, se os comportamentos que as produziram ocorrerão ou não outra vez, ou se ocorrerão com maior ou menor freqüência.
6. As conseqüências do comportamento afetam somente os comportamentos adequados? Exemplifique sua resposta.
R: Não. As conseqüências também mantêm ou reduzem a freqüência de comportamentos inadequados ou indesejados.
Ex: comportamento resposta: fazer “bagunça” em sala de aula; conseqüência: atenção do professor.