Nosso Relato Rio 4
GERADOR DE CORRENTE CONTÍNUA
Física Experimental II - PRÁTICA IV
Caroline Indio
Daniela França Nascimento
Gisele Arruda
Guilherme Sato
Mariana Rodrigues Curvo
Wanielly Assis
Professor: André Gusso
Turma: VD
Fevereiro de 2013
Volta Redonda - RJ
Introdução
O gerador de corrente contínua é um mecanismo capaz de converter energia mecânica em energia elétrica. Os geradores podem ser de corrente contínua (dínamos) e alternada (alternadores).
Quando se trata de um gerador de corrente continua, os mesmos princípios que formam a base de operação de maquina de corrente alternada e de corrente continua são governadas pelas mesmas leis fundamentais. Para que um gerador seja CC é necessário que haja uma força eletromotriz para produzir um campo magnético e em seguida gerar uma corrente que gere a corrente continua.
Objetivo
O objetivo desse experimento foi estudar o funcionamento de um circuito de corrente contínua, determinar a força eletromotriz e a resistência interna da fonte de tensão, calcular o rendimento, a potência máxima, a potência total e a potência útil de um circuito de corrente contínua. Além de analisar a curva característica de tensão versus corrente do gerador de corrente contínua e de analisar as curvas de potência versus resistência e de rendimento versus resistência da fonte de tensão.
Fundamentos teóricos
A força eletromotriz (fem) produz energia para o circuito para que assim ocorra a circulação de uma corrente elétrica. Apesar de a princípio ter a mesma definição que ddp, a fem depende do trajeto que será realizado, ou seja o caminho interno do gerador. Em um circuito ideal, ou seja, aquele em que dentro do gerador não existe resistência, a fem deveria ser igual a d.d.p. (segundo equação (1)). Porém toda fonte de energia possui uma resistência interna, ela deve ser levada em consideração no momento do