Atps N Cleo Maritza 1
457 palavras
2 páginas
A Educação Física e o IndivíduoTRECHO 1:
“A sua ação explícita é sobre o corpo, sem dúvida. Mas os benefícios extrapolam o corporal. Nessa medida, falham os currículos que se preocupam essencialmente com as matérias biomédicas e as técnicas esportivas, desprezando o estudo da Filosofia e da História, entre outras. Em vários cursos, essas disciplinas existem, mas quase sempre relegadas a um segundo plano, como assuntos irrelevantes e descartáveis. Essa discriminação aliena a Educação Física de alguns dos seus propósitos mais autênticos, fazendo-a assumir uma postura dogmática, acrítica, onde o discurso sobre o homem torna-se fragmentado e secundário.”
Comentários referentes ao trecho:
O simples fato de Educação Física ser vista basicamente como ação e movimento, dificulta a integração filosófica e teórica de várias práticas. Vários estudiosos explicam em seus livros, pesquisas e palestras que a mente pode ser exercitada tão qual o corpo, por meio da Educação Física com jogos de raciocínio e atividades em grupo que exijam estratégia, lógica, além de aptidão física.
A Educação Física e a Sociedade
TRECHO 2:
“As escolas e os meios de comunicação quase sempre trabalham para produzir - como numa fábrica - indivíduos "adaptados" à sociedade a que pertencem. As pessoas são formadas (ou deformadas) para exibir um perfil dependente, acrítico e submisso. O restabelecimento dos laços que identificam o homem com a sociedade implica, inicialmente, a identificação deste homem consigo mesmo. A Educação Física pode participar neste processo, criando ambientes favoráveis para alguém tornar-se, realmente, pessoa.”
Comentários referentes ao trecho:
A relevância social da Educação Física, para com a sociedade em um todo que abrange desportistas, investidores, organizações e pessoas comuns, deve ter seu início implementado na educação básica, ou seja, com a educação nas classes iniciais, desenvolvendo companheirismo, trabalho em equipe e aceitação das limitações alheias e próprias,