Nosso lar
Ao despertar no Mundo Espiritual, André Luiz se depara com criaturas assustadoras e sombrias vivendo, juntamente com ele, neste lugar escuro e sombrio. Além disso, ele também se assusta por perceber que apesar de ter "morrido" ele ainda continua vivo e ainda sente fome, sede, frio e outras sensações materiais. Neste lugar ele se vê sendo perseguido pelas criaturas sombrias, acusando-o de assassino, por ter sido enquanto encarnado, um homem que não cuidava de sua vida como deveria cuidar. Após um longo período de sofrimento ele é recolhido dessa zona de sofrimento e purgação de falhas do passado por espíritos do bem e é levado para a Colônia Espiritual Nosso Lar.
Nesta colônia ele recebe os cuidados necessários para começar a aprender a seguir as doutrinas de Deus. A partir desse momento ele começa a conhecer melhor a vida no além-túmulo e a aprender lições e adquirir conhecimentos que mudarão completamente o seu modo de enxergar a vida. Com a ajuda de Lísias, ele aprende a importância de fazer o bem e ajudar os outros espíritos que ali estão necessitando de cuidados.
Na colônia, André Luiz sente a cada dia mais a necessidade de ajudar os espíritos necessitados e passa a trabalhar incessantemente. Por merecimento de seu bom desempenho na colônia, ele recebe a visita de sua mãe e recebe autorização para visitar sua família na Terra. Lá ele revê seus filhos, netos e sua esposa que se casou novamente. A princípio sente certo ciúme, porém com as lições aprendidas na colônia acaba por ajudar o marido de sua ex-esposa que se encontra doente.
Já com o espírito cada vez mais elevado e aprendendo cada vez mais, André Luiz se torna um verdadeiro cidadão da colônia Nosso Lar e psicografa tudo que aprendeu e viveu no livro que Chico Xavier viria a psicografar juntamente com ele, dando base para o