Nosso funcionamento cerebral e os princípios bíblicos
Introdução
Segundo Fisher (2009), cada pessoa tem uma mistura única de substâncias químicas cerebrais, e essa mistura desenvolve 50% de quem nós somos.
Em seu livro “Por que ele? Por que ela?”, Fisher esmiúça 4 tipos padrão de personalidades, tendo como base um estudo envolvendo mais de 40 mil homens e mulheres.
Essas personalidades são:
1- Explorador
2- Diretor
3- Construtor
4- Negociador
Cada um tem uma maneira específica de discernir o mundo e as situações, e uma maneira única de amar.
Nesse estudo, farei uma relação entre essas personalidades e os ensinamentos bíblicos.
Capítulo 1: As personalidades.
Segundo Fisher (2009, p.15), personalidade é “o conjunto de pensamentos e sentimentos que colorem todas as ações de uma pessoa.” e Camargo (2010) define personalidade como:
“A personalidade é a organização dinâmica de traços formados a partir dos genes herdados, das experiências que temos como seres vivos no dia a dia e das percepções que temos do mundo, capazes de nos tornar únicos na maneira de ser, sentir e nos comportar.” (Camargo, 2010, p.126)
A personalidade é uma junção do caráter com o temperamento. Caráter é algo que se aprende, de acordo com a educação obtida e o ambiente onde a pessoa vive. Temperamento são todos os traços herdados geneticamente dos pais.
Fisher (2009) definiu quatro personalidades padrão, baseado no comportamento dos hormônios no nosso cérebro. Existem vários hormônios e peptídeos em nosso cérebro, desempenhando e regulando as mais diversas funções, mas Fisher (2009) acredita que somente 4 hormônios e 2 substâncias químicas tenham um real efeito sobre o nosso comportamento e personalidade. Eis eles:
1- Dopamina
Associado a traços como tendência à busca de novidades, curiosidade, criatividade, flexibilidade mental, prazer, entusiasmo dentre outros, Fisher (2009) deu a pessoas com alta atividade desse hormônio, o nome de