Nossa Senhora
Note-se desde já que a Bíblia abre-se e se fecha (Gên. 3,15 – Apoc.12,1) sob o signo da Mulher vitoriosa e bendita, sempre em luta com o dragão. 2 – Eis alguns textos áureos da Bíblia Sagrada:
a) "Porei inimizade entre ti e a
Mulher, e entre a tua descendência e a dEla. Ela te esmagará a cabeça, e tu tentarás ferir o seu calcanhar". (Gên. 3,15)
Comentário: o texto acima é a 1ª profecia da vinda do Salvador feita por
Deus logo após a queda de nossos primeiros pais. Nele, ao grupo dos vencidos
(Adão e Eva) Deus contrapõe o grupo dos vencedores (Jesus e sua Mãe). – A
"descendência da mulher" (no original: sêmen, prole), é, num 1º plano, Jesus Cristo; e, num 2º plano, são todos os remidos que correspondem à graça da Redenção. – O termo "Ela", como sujeito de
"esmagará", se refere diretamente à "prole", a Jesus. Mas, será através da natureza humana de Cristo, recebida de Maria, que o poder de
Satã será quebrado por Cristo unido à sua Mãe. Logo, também Ela, a "Mulher invicta" desta profecia, com o seu Filho, quebrará a cabeça de Satã. – O termo "inimizade" indica a incompatibilidade absoluta entre Cristo e sua Mãe de um lado, e Satã e os seus aliados, do outro; indica ainda a vitória completa de ambos sobre o Maligno.
b) Dois textos de Isaías:"Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um
Filho, o Emanuel (Deus conosco)". (Is. 7,14) "Nasceu-nos um menino
…Ele será Deus forte …". (Is. 9,5)
c) Outros textos de S. Lucas:"Ave, ó cheia de graça…" (Lc.
1,28);"…darás à luz um Filho, e Lhe porás o nome de Jesus; (…)
Ele será Filho do Altíssimo" (Lc. 1,32); e "Filho de Deus"
(Lc. 1,35); "Bendita és tu entre as mulheres; ( …) donde me vem a dita de vir a mim a Mãe de meu Senhor"". (Lc. 1,42-43)
- Esses textos