Normas para elaboração de monografia
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS
MONOGRÁFICOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC)
Profª Me. Ana Madalena Fontoura de Oliveira
(Observação: o material que se segue é uma atualização/ampliação do material disponibilizado no ano de 2008 e que contou, em sua elaboração, com os seguintes docentes da Unisuam: Profª Maria Auxiliadora Terra Cunha; Prof. Eduardo Vianna de Almeida; Prof. José Teixeira de Seixas Filho; Prof. Delfim Vera Cruz Aguiar; Prof. Paulo Antônio Nevares Alves; e Profª Maria das Graças Soares, como coordenadora do grupo de pesquisa.)
Rio de Janeiro
Abril de 2010
1. Introdução
A elaboração de um trabalho monográfico é uma das formas adotadas pelos cursos de graduação da UNISUAM para configurar seu término, constituindo-se no chamado TCC (Trabalho de Conclusão de Curso). Portanto, faz-se necessário definir, tendo por base as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), alguns parâmetros, de modo a estabelecer diretrizes básicas para a elaboração do texto acadêmico em questão. Por diretrizes básicas entendam-se critérios norteadores mínimos que garantam, aos trabalhos monográficos elaborados pelos alunos, um mesmo perfil, tanto de elaboração, quanto de apresentação.
2. Organização do Conteúdo do TCC
2.1. Monografia
As monografias são trabalhos escritos sobre um único tema, sendo também definidas como uma “dissertação ou estudo minucioso que se propõe esgotar determinado tema relativamente restrito”. (FERREIRA, 1986: 1154).
Na definição da ABNT (P-TB-49/67), monografias são “documento que apresentam a descrição exaustiva de determinada matéria, abordando aspectos científicos, históricos, técnicos econômicos, artísticos, etc."
A monografia deve ser um trabalho que observa, acumula e organiza informações, procura as relações e regularidades que pode haver entre elas, indaga sobre os seus porquês; utiliza de forma inteligente as