Normas internacionais
Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia
Curso de Ciências Contábeis
JHENIFFER PEREIRA LIMA
AS NORMAS INTERNACIONAIS E OS DESAFIOS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
Dourados - MS
2012
JHENIFFER PEREIRA LIMA
AS NORMAS INTERNACIONAIS E OS DESAFIOS DO PROFISSIONAL CONTÁBIL
Trabalho de pesquisa apresentado ao Professor Fernando Ramalho Martins, como requisito parcial para a obtenção de nota na matéria Metodologia e Pesquisa.
DOURADOS/MS
2012
RESUMO
O processo de convergência pelo qual o Brasil esta passando o coloca em harmonia contábil com outros países, Os profissionais da Contabilidade almejam por harmonizar as normas contábeis para que efetivamente possa atingir um grau satisfatório de confiabilidade junto ao público externo, dando maior transparência e segurança às informações contábeis.
No dia a dia as empresas tem a contabilidade como guia principal para sua situação financeira e para importantes tomadas de decisões, pois, através dela a empresa fornece informações com maior transparência para os usuários.
A Ciência Contábil torna-se cada vez mais reconhecida como linguagem universal de negócios e única capaz de interpretar, de forma homogênea, os fenômenos econômicos envolvidos nessas relações. No caso brasileiro, é preciso considerar que nos defrontamos não só com a questão da convergência ao padrão de normas internacionais, mas também com a necessidade de resolver conflitos internos ocasionados pela geração de normas contábeis por diversas leis, instituições e agências reguladoras. Nesse sentido, merecem destaque os esforços representados pela recente criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC) e o Projeto de Lei nº. 3.741, de 2000.
A adoção dessas normas geram muitos desafios para os contadores, um deles é se atualizar quanto às novas normas, a softwares contábeis e aprender outros idiomas,