Normas Internacionais de contabilidade
“[...] o IFRS veio trazer à contabilidade uma maior transparência nas demonstrações financeiras. Ou seja, comprovar a evolução e incremento dos negócios das companhias. É uma ferramenta que faz refletir uma verdadeira visão contábil/financeira das empresas. [...]” – site: www.administradores.com.br (25/01/2014)
“[...] o IFRS 14 permite que empresas que atualmente registram ativos e passivos regulatórios, em atendimento a seus princípios contábeis locais, não tenham necessidade de reverter esses ativos e passivos, quando da adoção do IFRS. Porém, essa mesma permissão não é concedida às empresas que já adotaram o IFRS anteriormente (e, portanto, tiveram que reverter esses ativos e passivos de seus balanços), que é o caso das empresas Brasileiras. [...]” – site: http://www.contabeis.com.br/noticias (13/02/2014)
“[...] a adoção pelo BC das normas internacionais de contabilidade oriundas do IASB (International Accounting Standards Board) está no contexto da regulação do Sistema Financeiro Nacional, que tem como um de seus pilares "a crescente convergência com padrões regulatórios reconhecidos internacionalmente" como de alta qualidade. [...]” – Site: exame.abril.com.br (15/ 04/2013).
Atualmente ouve muito se falar em IFRS, sigla pronunciada pelos principais executivos, legisladores e membros acadêmicos do Brasil. Mas, afinal, o que as Normas e Padrões Internacionais de Contabilidade realmente representam, o que muda. Neste trabalho, será definido o significado e os objetivos da criação dessas novas normas na área contábil. Além disso, serão apresentados os principais fatos que foram ocorrendo até entrar em vigor as normas e padrões do IFRS.
NORMAS E PADRÕES INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE – IFRS
A sigla inglesa IFRS - International Financial Reporting Standards significa Normas Internacionais de Informação Financeira, na tradução para o Português. IFRS é um conjunto de normas internacionais de contabilidade, emitidas e