Normas internacionais da contabilidade
GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ISABELA FERNANDA LOPES
NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE
BOM DESPACHO
2013
ISABELA FERNANDA LOPES
NORMAS INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE
Atividade apresentada à disciplina Contabilidade Internacional para Pequenas e Médias Empresas, ministrada pelo Prof. Tânia Aparecida Pereira Campos, no 3° período do Curso de Ciências Contábeis – Faculdade Presidente Antônio Carlos de Bom Despacho.
BOM DESPACHO
2013
CONTABILIDADE INTERNACIONAL: As normas internacionais de contabilidade são basicamente, as IASB (International Accounting standards Board), IAS (International Accounting Standard) e IFRS (International Financial Reporting Standards) que visam à uniformização do mesmo sendo revisadas pela IASB (International Accounting Standards Board).
A IASB (The International Accounting Starndarts Boards), Comitê de Normas Internacionais de Contabilidade, é uma entidade do setor privado, independente, sem fins lucrativos, criada em 1973 para estudar, preparar e emitir normas de padrões internacionais de contabilidade. Esse comitê possui sede em Londres, Grã-Bretanha e é constituída por mais de 140 entidades profissionais de todo o mundo, incluindo o Brasil representado pelo Instituto Brasileiro de Contadores - IBRACON e o Conselho Federal de Contabilidade – CFC. Seu principal objetivo é promover um uso rigoroso da aplicação das IFRS de forma a tornar necessário o uso de tais normas para micro, pequenas, médias e grandes empresas, além das economias emergentes.
As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Europeia a partir do dia 31 de dezembro de 2005 com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas publicadas pelas empresas abertas europeias. A iniciativa foi internacionalmente acolhida pela comunidade financeira. Atualmente numerosos países têm projetos oficiais de convergência das normas contábeis locais para as normas IFRS, inclusive o