NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE
As normas internacionais da contabilidade - IFRS (International Financial Reporting Standard) são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade publicados e revisados pela IASB (International Accounting Standards Board) traduzido para o português como Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade. A ideia do IFRS é estabelecer modelos de contabilidade padronizados em diversos países e blocos comerciais para facilitar o entendimento financeiro internacional. (CPCON, 2011)
Em 1973, uma organização de profissionais contábeis de 10 países, com finalidade de formular e publicar de forma independente um novo padrão de normas contábeis, fundaram o International Accounting Standards Committee (IASC), que foi criado na forma de Fundação Independente Sem Fins Lucrativos com recursos próprios procedentes das contribuições de varias alianças internacionais. Os primeiros pronunciamentos contabeis publicados pela IASC foram chamados de International Accounting Standards (IAS). Grande parte das normas da IAS estão vigentes atualmente, apesar de terem sofrido alterações ao longo do tempo.(Amaro Neto, 2013)
Com a adoção IFRS, as empresas serão impactadas com grandes mudanças no resultado, requerendo maior uso de contabilização ao valor justo,aumento de informações, redefinições de receitas, impactos nos impostos sobre vendas, lucros das ações, variações cambiais, mais sofisticações de tesouraria e na divulgação de instrumentos financeiros adotados, controles paralelos para calculo e contabilização do Imposto de Renda, no caso do Brasil.(Vanessa Miranda, 2008)
O principal objetivo das demonstrações financeiras em IFRS é informar a posição financeira, os resultados e as mudanças financeiras de uma empresa, que sejam uteis a um grande numero de usuários em sua tomada de decisões econômicas. Assim, os elementos das demonstrações financeiras (balanço patrimonial, demonstração de resultado, demonstração dos fluxos de caixa, informações