normas descarte residuos
Embalagens de produtos químicos
Recipientes de Vidro: Este tipo de embalagem é resistente ao calor, ao tempo, a ácidos e álcalis (substâncias aquosas que tem capacidade de neutralizar ácidos sem perturbar de forma extrema as atividades biológicas que nele decorrem).Lembrando que os recipientes de vidro não protegem as substâncias nele armazenado contra luz e outras radiações, e como há substâncias que reagem com esses dois fatores, há a opção do Vidro tipo Âmbar que serve para armazenar este tipos de substâncias denominadas fotossensíveis (nitrato de prata (AgNO3-), por exemplo).
Recipientes de Plástico: É um tipo de embalagem economicamente viável, porém propício a alterações físicas, com exceção da corrosão, podendo rachar, empenar e se deteriorar com a exposição á luz solar ou ao ar. É uma opção, quando determinados produtos químicos não podem ser embalados em recipientes de vidro, devido as possíveis reações com os componentes do mesmo (por exemplo, o ácido fluorídrico, HF).
Polietileno de baixa densidade (PEBD): (densidade: 0,915 a 0,935): resistente a maioria dos solventes, soluções ácidas e alcalinas, porém é atacado por alguns hidrocarbonetos aromáticos, óleos e gorduras. Evita a umidade, mais permite a passagem de gases (do produto) e da luz. Polietileno de alta densidade (PEAD): (densidade: igual ou mais baixa que 941g/cm³): mesma característica do PEDB.
Polipropileno (PP): propeno (C3H6) menor densidade, maior resistência ao calor e a razoável barreira àpassagem de gases e de umidade.
Poliestireno: limitada resistência ao calor e a exposição ao tempo;pode ser agredido por solventes orgânicos e é resistente a soluções ácidas e alcalinas.
UTILIZAÇÃO DAS EMBALAGENS
PARA ÁCIDOS
Quando líquidos são armazenados em embalagens de vidro; Quando sólidos são armazenados tanto em vidro quanto em plástico, sempre com sua tampa bem vedada e com lacre.
Exemplos:
Ácido Sulfúrico (H2SO4): é um líquido incolor, muito