Normas de segurança
Trabalho apresentado à disciplina de Química Geral e Orgânica do Curso de Ciências Biológicas da UFCG do Campus de Patos/PB, 2012.1 Matutino, ministrada pelo professor Paulo de Melo Bastos.
Patos – Paraíba
2012
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO............................................................. 01
2. TEXTO......................................................................... 02
3. CONCLUSÃO.............................................................. 03
BIBLIOGRAFIAS.............................................................. 04
INTRODUÇÃO
A palavra “laboratório” significa labor = trabalho + oratium (ou oratorium) = local de reflexão. Portanto, laboratório refere-se a um local de trabalho e concentração, não necessariamente perigoso, desde que sejam tomadas certas precauções.
Os laboratórios das áreas biológica e química são locais onde podem ser encontrados tanto contaminantes de origem biológica quanto química e materiais inflamáveis e/ou tóxicos são manuseados, entre outros. Esta característica requer uma atenção especial e um comportamento adequado para reduzir ao mínimo o risco de acidentes. Portanto, a observância das normas de segurança pessoal é importante para a integridade física das pessoas que atuam de forma permanente (professores e técnicos) ou eventual (pessoal de limpeza, alunos etc.). Constantemente devem ser feitas avaliações de riscos e tomadas de medidas de controle que, rigidamente observadas, propiciam condições de trabalho em níveis de segurança adequados.
Entre os riscos mais comuns destacam-se os seguintes: * Uso de substâncias tóxicas, corrosivas, inflamáveis, explosivas, muito voláteis etc.; * Manuseio de material de vidro; * Trabalho envolvendo temperaturas muito elevadas; * Trabalho com pressões diferentes da atmosférica; * Uso de fogo; * Uso de eletricidade.
Os produtos químicos mais agressivos ao homem e ao meio ambiente podem