Normas Contábeis
O presente trabalho é sobre normas contábeis e características qualitativas das informações contábeis, mais concretamente relacionado as origens das normas contábeis, seus órgãos regulamentadores e princípios (Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo Valor Original, Competência e Prudência), como também as características qualitativas, tais como, Compreensibilidade, Relevância, Materialidade, Confiabilidade, Primazia da Essência sobre a Forma, Prudencia, Integralidade, Comparabilidade, Tempestividade e Equilibrio sobre o Custo Benefício.
É objetivo deste trabalho esclarecer algumas das principais características das normas contábeis e seus órgãos regulamentadores. Está organizado em dois temas principais, na primeira parte estamos abordando o tema das Normas Contábeis e na segunda parte, optamos por abordar as Características Qualitativas das Informações Contábeis. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica.
2 NORMAS CONTÁBEIS
2.1 ORIGEM DAS NORMAS CONTÁBEIS
Conforme a evolução da contabilidade, após uma necessidade de melhorias, invenções e regulamentações como código de Hamurabi (1700 A.C.) e direito romano, surge a necessidade de registro, controle e acompanhamento da evolução patrimonial e financeira.
Com a intensificação do uso de técnicas, sugiram as primeiras normas legais, sendo em 1850 o Código Comercial Brasileiro, pela Lei no. 556, para suprir a necessidade em coibir o comportamento contábil de forma aleatória mantendo o objetivo de não favorecer interesses próprios ou ainda favorecimentos com relação ao patrimônio de uma pessoa ou entidade.
A Itália, sendo considerada o berço da contabilidade, exerceu grande influencia sobre o Brasil em meados do século XX.
Com a vinda de indústrias estrangeiras para o Brasil, ocasionou maior desenvolvimento no conhecimento contábil. Nesta época, sofrendo grande influencia norte – americana.
2.2 ÓRGÃOS REGULAMENTADORES
No Âmbito Nacional temos:
- Conselho Federal de