normas contabeis
Teoria das Contas
Habilidades
Identificar a estrutura das contas patrimoniais e de resultado e distinguir os métodos de mensuração e reconhecimento de ativos, passivos, receitas, custos e despesas. Também, será objeto deste capítulo evidenciar o patrimônio e o resultado.
Seções de estudo
Seção 1: Teoria das Contas
Seção 2: Contas Patrimoniais
Seção 3: Contas de Resultado
Seção 4: Mensuração e Reconhecimento
Seção 5: Mensuração de Ativos, Passivos, Receitas e Despesas
Seção 6: Métodos de Reconhecimento de Ativos,
Passivos, Receitas e Despesas
CREPALDI, Marcos; GOMES, Gabriele Gil; OLIVEIRA, Araceli Farias. Normas contábeis para mensuração, reconhecimento e evidenciação dos fatos contábeis. Palhoça: UnisulVirtual, 2015.
35
Capítulo 2
Seção 1
Teoria das Contas
O ponto de partida para que se possa efetuar o registro contábil de todo e qualquer fato está nas contas contábeis.
Qual o significado de conta para a contabilidade?
Conta contábil é a denominação que identifica cada um dos componentes patrimoniais e do resultado. Os componentes patrimoniais são os bens, os direitos e as obrigações, enquanto que os componentes do resultado são as receitas e as despesas. Ribeiro (2013, p. 9) apresenta o seguinte conceito: “[...] é o nome técnico dado aos componentes patrimoniais (bens, direitos, obrigações e patrimônio líquido) e aos elementos do resultado (despesas e receitas).”
As contas são expressões qualitativas dos fatos contábeis, já que representam os elementos organizacionais registrados na contabilidade. Tudo o que acontece em uma empresa no processo de gestão do patrimônio é registrado em contas específicas. Essas contas são organizadas em grupos, conforme os conjuntos a que estão relacionadas.
Crepaldi (2013, p. 65) descreve a conta como “[...] um recurso contábil utilizado para reunir sob um único item os eventos e valores patrimoniais [...] de mesma natureza.” Ao longo do tempo, algumas teorias foram criadas para explicar a finalidade
das