NORMAS CONTÁBEIS
PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS
RIO DE JANEIRO
MARÇO/2015
TRABALHO SOBRE: PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA DAS NORMAS CONTÁBEIS
CONTABILIDADE INTERNACIONAL
CURSO DE: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ORIGEM DO PROCESSO DE CONVERGENCIA
A Lei n.º 11.638/07 foi o marco inicial de uma série de mudanças na legislação que rege as práticas contábeis brasileiras. A principal razão para essas mudanças é o processo de convergência dos padrões contábeis locais para os internacionais. Com a Lei n.º 11.638/07, o precedente legal necessário para a consecução dessa convergência dos padrões contábeis foi estabelecido.
A Contabilidade enquanto ciência social está sujeita às grandes influências do ambiente em que atua, sendo que as práticas contábeis são fortemente afetadas pelos valores culturais, tradição histórica, estrutura política, econômica e social. Dessa forma, os sistemas contábeis se diferenciam de acordo com o conjunto de leis, filosofias, procedimentos e objetivos de cada país (NIYAMA, 2007).
Diante de tais diferenças, percebe-se a existência de critérios divergentes e próprios para reconhecer e mensurar um mesmo fato. Assim, a ausência de uniformidade das normas e procedimentos contábeis compromete a comparabilidade das informações apresentadas através das demonstrações financeiras. (AVELINO et al., 2010).
De acordo com Niyama e Silva (2008), a expansão das relações comerciais e internacionais no cenário globalizado, a necessidade de investimento e o avanço tecnológico que permite fácil acesso à informação, exige uma linguagem em comum entre os países estabelecendo padrões contábeis uniformes.
Leite (2002) afirma que diante da globalização dos mercados torna-se inevitável a padronização contábil entre os países, de modo que sejam utilizadas normas transparentes e comparáveis em todo o mundo.
OBJETIVO
A harmonização das normas