Normas AutoCad
INTRODUÇÃO AO DESENHO ARQUITETÔNICO
DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO
O uso de desenho pelo homem é tão antigo quanto a nossa própria origem.
Atualmente são conhecidos vários exemplos de desenhos que mostram cenas do dia-a-dia de nossos ancestrais. O desenho é um relato histórico, de uma época em que as nossas capacidades de comunicação oral e gestual eram incapazes de representar a riqueza de detalhes da realidade vivida pelo homem. Desde muito cedo, portanto o desenho passou a ser usado como recurso para representação de objetos, pessoas e animais.
Algumas modalidades de desenho
Desenho
de
Observação
Usado principalmente por artistas plásticos para adestramento do olho, registro de locais e situações e apreensão espacial, isto é, registro da disposição espacial de elementos da paisagem. Croqui ou Esboço Usado geralmente no desenvolvimento de projeto, aplica-se bem para comunicação de ideias em fase embrionária, o que faz com que seja bastante utilizado durante o processo criativo. É feito de forma rápida com as mãos, mas procura ser fiel às dimensões e proporções dos objetos retratados. Por isso o desenhista quando vai a campo e precisa registrar de forma rápida elementos de máquinas ou construtivos ele faz os esboços que posteriormente poderão ser desenhados de acordo com as normas de desenho.
Veja a seguir o croqui do prédio do
Congresso Nacional.
Definição de Desenho Técnico
O desenho técnico é uma forma de expressão gráfica que tem por finalidade a representação de forma, dimensão e posição de objetos de acordo com as diferentes
necessidades requeridas pelas diversas
modalidades de engenharia e também da arquitetura. Utilizando-se de um conjunto constituído por linhas,números, símbolos e indicações escritas normalizadas internacionalmente, o desenho técnico é definido como linguagem gráfica universal da engenharia (civil, mecânica) e da arquitetura.
A Padronização dos Desenhos