Psicologia da Educação
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
AD1 – 2015.01
Entrega no Polo: 24.02.2015
Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Coordenador (a): SERGIO SKLAR
Aluno (a): Kátia Cristina de Souza de Mendonça Dantas.
Matrícula: 15112080234.
Polo: Itaguaí.
Primeira questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) Como principal objeto de estudo da psicologia, conforme é assinalado na aula 1 (p.8), a subjetividade marca o homem em seu desenvolvimento e “começa a se moldar a partir dos processos de socialização primários da criança, na família, na escola, na comunidade e segue pela vida em um processo dinâmico”. A educação, por sua vez, é um “processo de desenvolvimento do homem” (p.12).
Como a subjetividade se molda a partir dos processos de socialização primários, abrangendo um processo dinâmico e relacionando-se simultaneamente com a educação?
Com o convívio com seus familiares, a criança passa a absorver características do seu pequeno e inicial meio social, aprende sobre valores e princípios, e ao ir à escola seu meio social se amplia um pouco mais, possibilitando à criança interagir com outras crianças com características diferentes das dela e também com o Educador, que passa a ter um papel importante na vida, lhe possibilitando adquirir mais conhecimento através das experiências do cotidiano. E esse aprendizado é contínuo segue até à vida adulta, moldando seus conceitos sobre a vida, sobre tudo, reforçando seus traços distintos de sua personalidade, suas crenças, hábitos e etc. __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Segunda questão: (máximo de dez linhas; valor: 2,5) Tomando por base a aproximação estabelecida por Jean-Jacques