Normas adotadas no laboratório de microbiologia
Poliana Xavier de Souza
NORMAS ADOTADAS NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Paulo Afonso-BA
Janeiro/2015
Poliana Xavier de Souza
NORMAS ADOTADAS NO LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
Trabalho apresentado a Prof. Helen como pré requisito avaliativo à matéria de Microbiologia do curso Técnico em Nutrição e Dietética da escola Técnica CETEPI II Wilson Pereira. 4° ano “A”
Paulo Afonso-BA
Janeiro/2015
INTRODUÇÃO
Dentro dos laboratórios de Microbiologia existem procedimentos operações padrões (POP). Trabalhos são executados com uma variedade de bactérias, algumas patogênicas para o homem. Portanto, é essencial seguir as normas de segurança estabelecidas para um laboratório de microbiologia, a fim de se evitar contaminação dos manipuladores.
No estudo de microrganismos são imprescindíveis as seguintes operações: execução de preparações microscópicas, esterilização de vidrarias, preparo de meios de cultura e materiais diversos, técnicas de cultivo, isolamento e outros ensaios microbiológicos.
Normas que devem ser seguidas: Higiene pessoal e equipamentos de proteção
Desinfetar a bancada de trabalho no início e término de cada aula prática. Para essa finalidade, utiliza-se álcool comercial. Com este procedimento, os microrganismos que poderiam contaminar as culturas na área de trabalho são removidos.
Não comer ou fumar no laboratório. Se a bancada, equipamentos ou instrumentos tiverem sido contaminados acidentalmente com qualquer microrganismo, comer ou fumar é meio eficiente para uma auto contaminação.
Usar sempre avental. Não utilizá-lo fora do laboratório, caso tenha sido contaminado acidentalmente.
Lavar as mãos ao sair do laboratório e sempre que suspeitar de contaminação.
Avisar ao professor em caso de contaminação acidental.
Não colocar materiais contaminados (pipetas, lâminas etc.)