Revisão Bibliografica Microbiologia
Pode-se definir a biossegurança como um conjunto de ações destinadas a prevenir, controlar e, reduzir ou eliminar riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviço, que possam comprometer a saúde humana, animal e vegetal e o meio ambiente. Atualmente no Brasil a biossegurança laboratorial é dividida em duas vertentes: a legal e a praticada. Sendo a primeira voltada a manipulação de organismos geneticamente modificados e de células tronca e a segunda relacionada a riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômico e de acidentes.
SUMÁRIO
1. Introdução...................................................................................................04
2. Biossegurança em laboratório de microbiologia..................................05
3.Principíos de Biossegurança...............................................................05
4. Procedimentos de Biossegurança.......................................................06
5. Procedimentos Administrativos.........................................................07
BIOSSEGURANÇA
INTRODUÇÃO
A Biossegurança constitui uma área de conhecimento relativamente nova, regulada em vários países por um conjunto de leis, procedimentos ou diretrizes específicas. No Brasil, a legislação de biossegurança foi criada em 1995. Métodos de trabalho transcendem aos aspectos éticos implícitos nas pesquisas com manipulação genética. Medidas de biossegurança específicas devem ser adotadas por laboratórios e aliadas a um amplo plano de educação baseado nas normas nacionais e internacionais quanto ao transporte, à conservação e à manipulação de microrganismos patogênicos.
A Biossegurança dedica-se as questões de segurança biológicas que envolvem os procedimentos no desenvolvimento cientifico e tecnológico, visando à vida do homem, dos animais, da biodiversidade e do meio ambiente.
A